Projeto PTC 2.0: Rumo S.A. amplia eficiência e segurança na malha ferroviária com apoio do BNDES

A Rumo S.A. anuncia a implantação do sistema Positive Train Control 2.0 (PTC 2.0) com o apoio financeiro do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O projeto visa aumentar a eficiência e a segurança da operação ferroviária no estado de São Paulo e Mato Grosso, permitindo a aproximação dos trens e reduzindo o tempo médio do trajeto entre Rondonópolis e Santos em 8,6 horas, além de reduzir cerca de 2% no consumo de combustível, com impacto direto na redução de emissões de CO2.

O BNDES financiará a automação de trens da Rumo S.A., visando aumentar a eficiência e segurança operacional na malha ferroviária de São Paulo e Mato Grosso. O investimento será de R$ 686 milhões, que serão usados para investimentos e pagamento de outorgas através da linha Finem e emissão de debêntures incentivadas de infraestrutura.

Apoio financeiro do BNDES para o projeto PTC 2.0

O BNDES financiará o projeto da Rumo S.A. através de 80% dos itens financiáveis. R$ 434 milhões serão destinados para os primeiros dois anos de investimentos, incluindo R$ 233 milhões para o projeto PTC e R$ 201 milhões para pagamento de outorgas, esses serão viabilizados por meio de emissão de títulos (BNDES Debêntures). R$ 252 milhões serão destinados para investimentos a serem realizados a partir de 2024 e serão financiados pelo produto FINEM – Inovação.

A Rumo prevê a contratação de 122 pessoas durante o desenvolvimento do projeto, principalmente em posições de engenharia, TI e operações. Além disso, estima-se que 87 pessoas estejam envolvidas diretamente no projeto através das contratadas dos prestadores de serviço.

Introdução ao sistema Positive Train Control 2.0 (PTC 2.0)

O projeto Positive Train Control 2.0 (PTC 2.0) da Rumo S.A. é um sistema avançado de despacho de trens projetado para garantir a segurança e precisão na localização, direção e velocidade dos trens ao longo da malha ferroviária. Ele é considerado o mais moderno e dinâmico no mundo para modernização de sistemas de controle de trens. O PTC 2.0 também pode atuar na frenagem de composições ferroviárias antes de possíveis erros humanos, alertar os operadores sobre problemas e interromper a movimentação caso o operador não agir. Desenvolvemos o PTC 2.0 para prevenir acidentes ferroviários como colisões, descarrilamentos e movimento ilegal.

Prevenção de acidentes com o uso do PTC 2.0 na malha ferroviária.

A implementação do sistema Positive Train Control 2.0 (PTC 2.0) permitirá ganhos de produtividade em toda a operação Norte da Rumo, tornando os trens mais próximos e mantendo a segurança da operação. A expectativa é de que o tempo médio do trajeto entre Rondonópolis e Santos seja reduzido em 8,6 horas. Além disso, espera-se uma redução de cerca de 2% no consumo de combustível, o que terá impacto direto na redução de emissões de CO2.

A logística de cargas é fundamental para o funcionamento da economia de um país, pois gerencia o fluxo de bens e serviços que permeiam praticamente todas as atividades econômicas, afetando a competitividade das empresas. Nos últimos anos, a logística tem ganhado cada vez mais importância devido aos mercados cada vez mais rápidos e globalizados. No Brasil, o custo logístico é estimado em cerca de 11% do PIB, o que mostra sua importância econômica. Além dos custos de transporte, esse valor inclui despesas com estoques, manuseio de cargas e estrutura administrativa de suporte à atividade.

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